domingo, 6 de abril de 2008

Meu segundo Livro.


Quando as dificuldades trazem a solução
Quando resolvi voltar estudar - depois de quase quinze anos afastado de uma sala de aula - com um sério problema motor, por ser deficiente físico, não sonhava com as maravilhas que viessem a acontecer, só imaginava que teria mil barreiras.
Mas, quando entrei pela primeira vez na sala de aula, recheada de adolescentes, com seus sonhos, suas tribos, suas manias e nenhum preconceito, a falta de acessibilidade que imaginei se rompeu num só minuto, dando-me a oportunidade de estar novamente incluso na sociedade. Não que estivesse totalmente fora dela, mas meu retorno me fez esquecer minhas limitações, voltar a sonhar, perceber que posso amar novamente.
Foram dois curtos anos, convivendo com adolescentes, partilhando de seus sonhos, suas decepções, suas paixões. Mas, o fato a que dou maior importância foi poder perceber as limitações, a mim impostas pela vida, como coisas que não interferiram no dom do aprendizado, por final tive uma revelação e tomei uma grande decisão.
Narro aqui as lições de vida do breve período que Deus me proporcionou ao lado de pessoas maravilhosas. Voltei a um passado recente, mesmo estando ligado ao presente, e reescrevi o futuro próximo.

Meu primeiro Livro.


UMA NOVA VIDA EM MINHA VIDA

Bem o que narro aqui são fatos que aconteceram durante sete anos de minha vida. Fatos estes que me deram muita tristeza, as quais tento transformar na mais pura alegria.
O sofrimento não deve ser levado como penitência ou castigo e sim a oportunidade de aprender melhor sobre o que a vida nos oferece, é como se fosse uma segunda chance que para a maioria das pessoas isso não ocorre.
Para quem tinha toda uma vida pela frente e num segundo, um carro quebrado, um outro vindo em nossa direção, uma luz forte e o tempo de uma frase “vai baterrrrrr.....”, e pronto tudo perdido.
E aqui estou eu, hoje com 33 anos e tetraplégico buscando absorver e entender o que de melhor a vida tem para me oferecer e eu a ela. Renascer, ter que aprender tudo de novo como se fosse um bebê, e assim eu fiz. Mesmo em algumas situações que parecem não ter saída e por vezes acabo me questionando será que “Deus” existe? E eu mesmo com todo o ocorrido eu me respondo, sim “Ele” existe!
Pois a vida continua.....

Resenha

ARDIGO, João Manoel. Quando as dificuldades trazem a solução, pois a vida continua....
Londrina: Tuicial, 2007.110 p.

“Em 1989, cometi a maior “burrada” de minha vida. Com 17 anos achava que sabia tudo sobre a vida e, levado pelo sonho da maioria dos jovens da minha idade, queria ser jogador de futebol.”

É assim que começa o livro Quando as dificuldades trazem a solução, pois a vida continua..., de João Manoel Ardigo (Editora Tuicial, 2007), jovem escritor que, atualmente, cursa o segundo ano de Letras em uma Faculdade no interior do Paraná. Bom, o personagem central e narrador de livro é um rapaz, vivendo numa cidadezinha do interior paranaense. Notou alguma similaridade entre a vida e a obra, leitor? Isso mesmo. Como diriam os letreiros das novelas e filmes, só que neste caso ao avesso: qualquer semelhança com a realidade NÃO é mera coincidência!
É verdade! João Manoel relata a sua experiência escolar após um acidente que lhe tirou a capacidade de andar. De fato, ele ficou tetraplégico, mas, numa reação muito inteligente, em curto espaço de tempo viu que teria de se adaptar. Ora bolas, adaptou-se! E passou a contar suas aventuras! Olhe, mas só vale a pena ler se você for um leitor corajoso. Um leitor (sim, pode mesmo ser uma leitora...) que tenha a coragem de reconhecer a coragem do João e até de reconhecer-se, às vezes, no João e pensar a vida através da vida do João. Porque ele nos dá lições....
Quando as dificuldades trazem a solução mostra que, na escola, tantas emoções retornaram... e se você achar que são emoções não vividas a seu tempo, não terá compreendido a verdadeira lição da sua jornada: ele viveu as emoções no tempo certo, o tempo que possuía, o tempo presente, o tempo em que poderia saboreá-las. Mania estranha essa a nossa de ficar achando que isso ou aquilo já devia ter acontecido ou não devia ter acontecido, não é?
Numa linguagem simples, como se estivesse contando um “causo” para os vizinhos, João relata o motivo pelo qual voltou a estudar, o interesse renovado pelo conhecimento, as paqueras, o relacionamento com os amigos, as dificuldades de alguém que, estando adolescente, precisava depender de outros para se sair bem no cotidiano escolar.
A coragem desse rapaz, autor de sua história de vida, a própria vivacidade com que conta essa história e o modo como transforma trechos quase dramáticos em solene agradecimento por estar vivo são coisas que merecem ser (re)conhecidas.

P.S.: João Manoel também escreveu o livro E a vida continua..., no qual relata o acidente e as novas necessidades com as quais passou a conviver. Claro que vale a pena ler! Mas falo dele um outro dia, ok?