segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Artigo sobre meus Livros

UM ESCRITOR QUE VEM DO PARANÁ

Adísia Sá

O Brasil tem bons ficcionistas, sim, escritores que ganham prêmios e tem seus livros em vitrines e anunciados em revistas nacionais. Leio alguns desses livros e chego à conclusão de que seus autores realmente merecem o destaque recebido, inclusive críticas favoráveis de comentaristas conhecidos. Mas há, também, aqueles que lançam livros e circulam em recintos mais fechados, sem que, com isto, estejam abaixo dos festejados.

Do Paraná, mais precisamente de Rolândia, recebo, por intermédio de minha sobrinha Maria Yvonee, dois livros de um jovem talentoso e promissor autor. Estou falando em João Manoel Ardigo. “Uma nova vida em minha vida” – narrativa de uma tragédia que se abateu sobre o autor, então cidadão trabalhador, chefe de família, filho amoroso e pai de uma criança, razão de ser de sua existência. Em pleno exercício de seu trabalho, foi vítima de um acidente que o tornou tetraplégico . Sua vida saiu do eixo e se assentou noutro. Caiu um moço cheio de sonhos e ergueu-se um gigante de fé, coragem, entusiasmo. Os dias , antes do acidente, corriam no previsível dos projetos. No correr do tempo surgiu um homem rico de fé, de força de vontade, de exemplo, modelo. Modelo, sim, modelo : da dor, a alegria de viver; da dependência, o encontro de soluções surpreendentes; do moço de poucas letras, o acadêmico de Direito; de anotador de mercadorias, o escritor.

“Quando as dificuldades trazem a solução” , seu mais recente livro ...

Nada de pieguismo, de conselhos flor de laranja, de apelos à piedade. Não, não: uma luz abrindo ... mostrando caminhos.

João Manoel Ardigo me diz que outros livros virão : um deles, espero, lançado em Fortaleza. Quero que todos os cearenses o conheçam . Pena que o nosso “cadeira voadora” não mais esteja entre nós para , com João Manoel Ardigo, correrem esta Fortaleza de ponta a ponta. Outros cadeirantes se juntarão a ele. Tenho certeza.

Um comentário:

Angela Parente disse...

João Manoel Ardigo não precisa lançar um livro para ser conhecido no Ceará. Em Sobral, a 230km da capital cearense, seus livros já fazem sucesso através dessa sua amiga q lhe escreve agora, divulgando-os e emocionando muitos com suas histórias. João, meu querido amigo, que bom saber que você, um dia, virá ao nosso Ceará e mostrará a todos, o homem de garra que vc é. Parabéns e sucesso sempre em sua caminhada.